Reveja o melhor da arquitetura da última semana de acordo com nossos leitores e editores, com esta seleção dos artigos mais lidos, os projetos mais acessados e os produtos mais populares do ArchDaily Brasil.
Para não perder o melhor de cada semana, assine nossa newsletter semanal e receba diretamente no seu e-mail estas e outras novidades sobre arquitetura, cidades e o ambiente construído.
Escolha do editor
Os melhores projetos brasileiros de paisagismo residencial em 2023
por ArchDaily Team
Um dos principais temas do ano passado está no resgate do vínculo entre o ser humano e a natureza - ou a compreensão de que não estamos separados dela. Estratégias como a biofilia, biomimética e as aproximações ao olhar de técnicas vernaculares e ancestrais demonstram que trazer elementos naturais para a arquitetura deixou de ser apenas um ato compositivo e passou a influenciar em diversas questões comportamentais e de saúde. Assim, o paisagismo vai além da mera estética, transformando quintais, jardins e espaços externos em extensões funcionais e terapêuticas dos lares.
Artigos mais vistos
O legado do Teatro e a vitória do Parque: a criação do Parque do Rio Bixiga
por Adele Belitardo
A cidade de São Paulo, marcada por sua imensidão e diversidade cultural, por vezes também é palco de muitos conflitos relacionados à ocupação de seu espaço urbano. Uma história que se estendeu por mais de quatro décadas, a disputa pelo terreno ao lado do Teatro Oficina, projetado por Lina Bo Bardina região do Bixiga, finalmente culminou na criação de um tão esperado equipamento público: o Parque do Rio Bixiga. Esse processo não é apenas uma vitória para a comunidade local e artística, mas também uma conquista notável na perspectiva do direito à cidade e do lazer paulistano, especialmente após anos de confronto com o Grupo Silvio Santos.
“Bairros planejados” de São Paulo: oportunidades desperdiçadas
por Vitor Meira França
Leio intrigado no UOL que bilionários do Vale do Silício planejam construir do zero uma cidade perfeita na Califórnia. Mas o que, afinal, seria uma cidade perfeita? De acordo com a matéria, o local contaria com bons serviços públicos, seria caminhável, sustentável, arborizado, seguro, teria casas de diferentes preços e tamanhos, todas integradas com comércios, escolas e restaurantes. Além disso, a cidade ainda contaria com empregos bem remunerados para os seus moradores; e as escolas formariam pessoas da região para que elas também trabalhassem nas empresas locais.
Neurogastronomia aplicada à arquitetura em prol do envelhecimento humano
por Ciro Férrer Herbster Albuquerque e Paulo de Tarso Souza
A aplicação da neurociência à arquitetura, mais especificamente no âmbito da neurogastronomia, proporciona uma compreensão singular da interseção entre os domínios sensoriais humanos e o ambiente construído. Busca-se compreender o funcionamento do cérebro em função da alimentação, até agora focada unicamente na boca e no estômago. Quem come na verdade é o cérebro. Desse modo, este artigo tem como objetivo reunir os conceitos científicos relacionados à neurogastronomia aplicada à arquitetura, considerando a experiência gastronômica e os espaços arquitetônicos, com especial atenção ao envelhecimento ativo.
Projetos mais vistos
Casa Píer / Sergio Sampaio Arch + Tectônica
curadoria de Susanna Moreira
Casa Cielo / COA Arquitectos
curadoria de Benjamin Zapico
Pavilhão 3x3x3 / Esteras Perrote
curadoria de Clara Ott
Produtos mais populares
Painel HPL para design de interiores - Max HPL | Fundermax
Textura acrílica Cimento Queimado | Terracor